Utilizamos cookies e tecnlogias semelhantes a fim de melhorar sua experiência no site. Ao continuar você concorda e aceita nossa  Política de Privacidade  

ANÁLISES & NOTÍCIAS SOBRE VEÍCULOS COM EMISSÃO ZERO

HOME CARROS MOTOS BIKES TECH MERCADO RACING STARTUPS CONTATO PESQUISAR

Entrevista: Karl Ytterborn, Cake: "Missão é inspirar pessoas a uma sociedade sem emissões"

Startup sueca rompe convenções motociclísticas ao projetar modelos elétricos combinando design minimalista, versatilidade e experiência de pilotagem singular

Por |
O melhor dos dois mundos: a Kalk funde elementos ciclísticos das motos cross e das bicicletas downhill. Combinado ao motor elétrico, o resultado é uma moto leve, manobrável e controlável - Foto: Divulgação Cake

Cake é uma startup sueca fundada em 2016 pelos irmãos Karl e Stephan Ytterborn. Nascida para repensar a experiência sobre duas rodas a fim de estimular a mobilidade com emissões zero. Até agora, desenvolveu dois modelos. Primeiro a off-road Kalk, e mais recentemente a versátil Ösa. Ambas desenhadas seguindo a linguagem visual Cake, inspiradas nos elementos off-road, e aplicados com linhas minimalistas.

O visual Cake conquistou diversos prêmios internacionais de design. E a agilidade e a experiência de pilotagem, sobretudo da Kalk, cativa uma legião crescente de admiradores. Especialmente aqueles inclinados aos modelos off-road - seja por bikes ou motos. Prêmios, inovações e admiradores da marca resultam no fortalecimento do nome Cake.

Porém, como toda empresa quebradora de paradigmas, Cake não é unânime. Uma parcela de potenciais consumidores, mais tradicionalistas, pode resistir aos apelos da startup. Por isso, um ponto mostrou-se essencial para a viabilidade da startup: entender a fundo o mercado off-road.

Antes da Cake, os irmãos Ytterborn fundaram e conduziram por anos a empresa POC, reconhecida fabricante de equipamentos off-road. A experiência ajudou a iidentificar a existência de consumidores suficientes dispostos a pagar uma quantia significativa por motos com as Cake. E também se provou decisiva para conquistar em setembro de 2019 o investimento de US$ 14 milhões liderado pela Creandum, que tem no portfólio startups como Spotify, e conta com fundos imponentes como e.ventures.

“Com experiência de Stefan em construir uma marca de primeira linha como a POC, acreditamos que o time Cake está perfeitamente posicionado para criar um novo segmento premium dentro mercado de mobilidade urbana elétrica”, afirmou Jonathan Becker, um dos sócios da e.ventures, durante o anúncio do investimento.

Curiosidade: Cake é uma extração do acrônimo POC. Que significa Piece Of Cake. E serviu como ponto de partida para a conversa com Karl Ytterborn. Confira.

Zev.News - Karl, o nome Cake vem de POC (Piece of Cake). Hoje, qual a relação entre as duas empresas ?

Karl Ytterborn - O Stefan (Ytterborn) fundou as duas empresas. Fora isso, não há qualquer conexão.

Zev.News - Falando da primeira moto Cake, qual era o objetivo ao desenvolver a Kalk?

Karl - A Kalk é o produto linha de frente da Cake. Construído com a missão de refletir a empresa. De inspirar pessoas. E assim contribuir para acelerar a jornada rumo às emissões zero, ao combinar emoção e responsabilidade. A moto não faz qualquer tipo de concessão. Tudo, das rodas ao quadro, do motor às suspensões, foi projetado para alcançar o nível desejado de performance, durabilidade e qualidade.

Zev.News - E como vocês encontraram as mentes certas para desenvolver a Kalk?

Karl - Atraímos os melhores engenheiros de bicicletas, motos e de outras áreas para colaborar na moto, e assim extrair o melhor de suas experiências. Por exemplo, há gente vinda da Husqvarna, Ericsson e Santa Cruz.

Zev.News - Desde nossa última conversa, há mais ou menos 1 ano, a Cake avançou muito. Dois pontos me chamam a atenção: o aporte de US$ 14 milhões e o lançamento da Ösa. Estes dois fatos estão ligados?

Karl - Sim, o aporte foi para a Cake continuar desenvolvendo e redefinindo o conceito de motos de alta performance, leves e de alta qualidade.

Zev.News - E como surgiu a oportunidade com a Creandum?

Karl - Eles demonstraram interesse, e após algumas reuniões, tudo se acertou.

Zev.News - A Ösa tem uma proposta única de versatilidade em mobilidade. A quem a Ösa se destina?

Karl - Todos precisam de uma Ösa. Seja para curtir a natureza, transportando o que você precisa sem perturbar nem poluir. Ou apenas para se locomover ida e volta para o trabalho. A moto tem quatro portas carregadoras para eletrônicos.

Zev.News - Além do reconhecimento pelas motos, a marca Cake em si está se fortalecendo. Há até uma linha de produtos. Qual o plano?

Karl - No momento, a linha de produtos não tem qualquer intenção maior, exceto oferecer produtos confortáveis e de alta qualidade para uso no dia a dia.

Zev.News - Karl, mais uma vez, obrigado. Espero conversar de novo com você em alguns meses. Para fechar: quais os próximos planos?

Karl - Acelerar ao máximo, continuar crescendo e inspirar as pessoas rumo a uma sociedade sem emissões.

TÓPICOS RELACIONADOS

EDITOR INDICA

RECEBA NOSSAS MATÉRIAS