Utilizamos cookies e tecnlogias semelhantes a fim de melhorar sua experiência no site. Ao continuar você concorda e aceita nossa  Política de Privacidade  

ANÁLISES & NOTÍCIAS SOBRE VEÍCULOS COM EMISSÃO ZERO

HOME CARROS MOTOS BIKES TECH MERCADO RACING STARTUPS CONTATO PESQUISAR

Em busca de startups, Hyundai e Kia patrocinam EV Battery Challenge

Desafio global selecionará até 10 startups ligadas à inovação em energia para apoio na viabilização de seus projetos

Por |
Eletrificação no horizonte: até 2025 o Grupo Hyundai Motor pretende lançar 23 veículos totalmente elétricos – Foto: Divulgação Hyundai

É senso comum: o futuro da mobilidade é elétrico. Porém, o espectro completo de transformações pelas quais as montadoras passarão ainda é incerto. Há apenas uma convicção: é indispensável evoluir hoje aspectos essenciais para o futuro. E um é primordial: aproveitamento de energia. Por isso, o Grupo Hyundai Motor – Hyundai e Kia, junto à LG Chem, decidiu patrocinar o EV & Battery Challenge. O objetivo é selecionar até 10 startups capazes de entregar mais valor aos consumidores no âmbito energético.

O EV & Battery Challenge será conduzido pela New Energy Nexus, entidade que desde 2004 apoia startups e empreendedores atuantes no segmento de energia limpa. O suporte da New Energy Nexus a estes inovadores ocorre por meio de fundos, orientação de aceleradoras e inserção na rede de relacionamentos da entidade.

O EV & Battery Challenge é um desafio global. E embora destaque os termos “EV” e bateria, a área contemplada é ampla: carregamento e gestão de frotas elétricas, componentes eletrônicos, serviços de personalização e gerência de baterias, sistemas, materiais e fabricação.

A competição proporcionará às startups concorrentes oportunidade para exporem inovações tecnológicas e novos modelos de negócios. E as escolhidas trabalharão lado a lado com Hyundai, Kia e LG Chem. O que significa apoio para desenvolver os projetos enquanto aproveitam expertise técnica, recursos e estrutura laboratorial das patrocinadoras.

Para participar as startups devem inscrever-se pelo site www.evbatterychallenge.com entre 22 de junho e 28 de agosto. Depois, os inscritos que passarem pela primeira seleção avaliando viabilidade técnica e de negócios participarão de entrevistas online em outubro. Então os finalistas passarão em novembro por um workshop de dois dias no Hyundai Cradle – espécie de Hub de inovação, no Vale do Silício (Califórnia). Lá, Hyundai, Kia e LG Chem verificarão as inovações tecnológicas dos participantes.

“Estamos ampliando nossa colaboração com startups com ideias promissoras e inovadoras. Estamos ansiosos para trabalhar com as várias startups que liderarão o mercado global de veículos elétricos e a próxima geração de inovações em baterias”, comentou Youngcho Chi, Presidente e Chefe de Inovação do Grupo Hyundai Motor.

Ano passado, a LG Chem apoiou o desafio, então chamado “The Battery Challenge”. O objetivo era semelhante: descobrir inovações no negócio de baterias. A chegada do Grupo Hyundai como apoiador em 2020 cria sinergia entre o desafio e a indústria de veículos elétricos. Já para o grupo, além de tecnologia, é a chance de aproximar-se de empresas que por essência convivem em ambientes de extrema incerteza.

EDITOR INDICA

RECEBA NOSSAS MATÉRIAS