Utilizamos cookies e tecnlogias semelhantes a fim de melhorar sua experiência no site. Ao continuar você concorda e aceita nossa  Política de Privacidade  

ANÁLISES & NOTÍCIAS SOBRE VEÍCULOS COM EMISSÃO ZERO

HOME CARROS MOTOS BIKES TECH MERCADO RACING STARTUPS CONTATO PESQUISAR

Canoo utilizará tecnologia BlackBerry para desenvolver direção autônoma

Sistema operacional QNX da BlackBerry é utilizado em aplicações críticas em diferentes indústrias e será plataforma para direção autônoma da Canoo

Por |
Propulsão elétrica, conforto e versatilidade no aproveitamento do espaço interno, atributos da Canoo para repensar a mobilidade – Foto: Divulgação Canoo

Fundada em 2017, a Canoo tem proposta de valor clara: reformular o conceito de mobilidade. Para torná-lo real, desenvolve um veículo elétrico, espaçoso e utilizado via assinatura. Como todas as startups focadas no futuro mobilidade, a direção autônoma figura entre as premissas. E nesta terça-feira (28) a startup californiana anunciou parceria com a Blackberry para utilizar o sistema QNX como plataforma para a sua solução de direção autônoma.

Embora conhecida pelo pioneirismo no que se tornariam os atuais smartphones, a BlackBerry também é uma empresa de software. O sistema operacional QNX é utilizado como plataforma em diversas indústrias nos quais os dispositivos operam em condições críticas. Desde a área médica até aeroespacial. Entre o rol de utilizações está a indústria automotiva. Fabricantes como Audi, Volkswagen e BMW utilizam soluções BlackBerry.

O cronograma da Canoo prevê o lançamento dos primeiros veículos no final de 2021. Já equipados com direção autônoma nível 2 – ou 2.5. Neste nível, o sistema detém autonomia parcial, é capaz de acelerar, controlar a direção e monitorar atividades do ambiente sob certas condições.

“Espera-se que o mercado global de veículos autônomos alcance os US$ 600 bilhões em 2026. E conforme estes sistemas tornem-se mais acessíveis e disponíveis, nosso modelo de assinatura tornará mais simples manter os veículos atualizados com os sistemas de auxílio de direção (ADAS) mais atuais. O BlackBerry QNX é o padrão de segurança entre os sistemas operacionais, então foi uma escolha natural para nós”, explica Phil Weicker, Responsável pela Eletrônica e Propulsão na Canoo.

Além da BlackBerry, recentemente a Canoo anunciou parceria com o Grupo Hyundai para o desenvolvimento de plataformas elétricas utilizando sua tecnologia skate.

TÓPICOS RELACIONADOS

EDITOR INDICA

RECEBA NOSSAS MATÉRIAS