Utilizamos cookies e tecnlogias semelhantes a fim de melhorar sua experiência no site. Ao continuar você concorda e aceita nossa  Política de Privacidade  

ANÁLISES & NOTÍCIAS SOBRE VEÍCULOS COM EMISSÃO ZERO

HOME CARROS MOTOS BIKES TECH MERCADO RACING STARTUPS CONTATO PESQUISAR

União entre Hyundai e Aptiv cria Motional, empresa desenvolvedora de sistemas de direção autônoma

Plano é iniciar testes dispensando motoristas ainda este ano e comercializar o sistema a partir de 2022

Por |
Motional surge com a missão de proporcionar mobilidade autônoma segura e acessível às pessoas – Foto: Divulgação Motional

Na estratégia de posicionar seus negócios à mobilidade do futuro, o Grupo Hyundai embarcou em nova empreitada: a Motional. Trata-se de uma joint-venture com a Aptiv para desenvolver sistemas de direção autônoma. A união firmada em março teve o nome oficial apresentado nesta terça-feira (11). Atualmente a Aptiv desenvolve e comercializa sistemas de direção autônoma Nível 4. Agora o plano é iniciar testes dispensando motoristas ainda este ano, e a comercialização para frotas de táxis autônomos em 2022.

Motional é a fusão de duas palavras: motion e emotional. Segundo a nova empresa, a intenção é transmitir o conceito de mobilidade (motion) associado ao aspecto emocional. Especificamente, a sensação de segurança e confiabilidade no sistema – uma das barrerias para usuários de veículos autônomos.

“A Motional, em todas as suas formas prévias, vem liderando a tecnologia de direção autônoma há décadas. Nosso DNA - a combinação da expertise em tecnologia avançada vinda da Aptiv e a liderança na fabricação, pesquisa e desenvolvimento de veículos da Hyundai - é poderoso. Nos coloca numa posição de mudar fundamentalmente como as pessoas se locomovem”, detalha Karl Iagnemma, CEO e Presidente da Motional.

As formas prévias às quais Iagnemma refere-se são startups e projetos que resultaram no que é hoje a Aptiv. Esta, então chamada Delphi Automotive, comprou em 2017 a startup de direção autônoma NuTonomy. Parte da equipe permaneceu até hoje e conta com pioneiros da tecnologia de direção autônoma, além de histórico como desenvolvimento de diferentes sistemas autônomos para frotas de táxis.

Para a Hyundai, direção autônoma é um dos pilares da mobilidade do futuro: “Há mais de meio século a Hyundai estimula os sonhos de pessoas ao redor do mundo. A Motional representa a próxima fronteira de inovação conforme a empresa desbrava a nova era de transportes seguros, acessíveis e verdes. Temos longo histórico de tecnologia de ponta e continuaremos este legado com a Motional”, afirmou Euisun Chung, Vice-Presidente do Grupo Hyundai.

TÓPICOS RELACIONADOS

EDITOR INDICA

RECEBA NOSSAS MATÉRIAS