Utilizamos cookies e tecnlogias semelhantes a fim de melhorar sua experiência no site. Ao continuar você concorda e aceita nossa  Política de Privacidade  

ANÁLISES & NOTÍCIAS SOBRE VEÍCULOS COM EMISSÃO ZERO

HOME CARROS MOTOS BIKES TECH MERCADO RACING STARTUPS CONTATO PESQUISAR

Canoo firma acordo com Hennessy Capital para abrir capital na NASDAQ

Abertura na bolsa pode injetar até US$ 600 milhões para uso na produção e lançamento do primeiro veículo em 2022

Por |
Elétrico, espaçoso, e por assinatura, atributos dos veículos Canoo que a sintonizam ao futuro da mobilidade - Foto: Divulgação Canoo

Nesta terça-feira (18), a startup de veículos elétricos Canoo divulgou acordo com a Hennessy Capital Acquisition Corp (HCAC) com objetivo de abrir capital na NASDAQ. Caso os procedimentos transcorram conforme programado, o acerto será concluído até o último trimestre deste ano, e pode injetar aproximadamente US$ 600 milhões na startup. Segundo a Canoo, os recursos serão aplicados na produção e lançamento de seu primeiro veículo programado para 2022.

Fundada na Califórnia em 2017, a Canoo ganhou notoriedade sobretudo por sua plataforma plana. Batizada “skate”, a estrutura abriga no interior todos os componentes necessários à propulsão. A arquitetura permite que o mesmo projeto estrutural sustente diferentes tipos de carrocerias. Assim, todos os modelos Canoo terão a base skate. A solução reduz custos e tempo de desenvolvimento enquanto amplia o leque de clientes para a startup.

Somada à engenharia, outra inovação é o modelo de negócios. Em vez de adquirir os veículos, os clientes os utilizarão via assinatura mensal paga antecipadamente. Com seguro, manutenção e taxas inclusos no valor. Segundo vozes da indústria, o modelo será largamente adotado no futuro. Sobretudo entre os consumidores de perfil mais jovem. “Acreditamos que o modelo por assinatura transformará a experiencia de propriedade dos consumidores”, afirmou Ulrich Kranz, CEO e um dos fundadores da Canoo.

Mesmo inovadora, a Canoo demonstrou capacidade de entrega. Em 19 meses concluiu o primeiro protótipo. E já realizou mais 50 testes de colisão - necessários à homologação nos departamentos de transportes. Outro ponto forte é o próprio Ulrich Kranz. Antes de comandar a Canoo, Kranz trabalhou por três décadas como executivo da BMW. A experiência em tese garante que mesmo rompendo padrões da indústria, a startup não se distance da realidade mercadológica.

“Estamos empolgados com a parceria com a Canoo e a missão deles de reinventar a mobilidade urbana com um portfólio de veículos ecológicos, simples e acessíveis. Diferente de outras empresas de veículos elétricos, a Canoo criou uma estratégia para chegar ao mercado atendendo clientes e empresas com a mesma tecnologia skateboard, que já foi validada por parceiras como Hyundai. A Hennessy Capital tem compromisso permanente com tecnologias e infraestruturas sustentáveis, estamos animados em servir como catalisador para auxiliar o lançamento dos veículos Canoo”, explicou Daniel Hennessy, Presidente e CEO da Hennessy Capital Acquisition Corp.

A Hennessy Capital Acquisition Corp é uma SPAC (Special Purpose Acquisition Company). Tipo de empresa também conhecido como “cheque em branco”. Na prática, significa que a Hennessy Capital não possui operações. O propósito como empresa é estabelecer acordos de fusão com startups para levá-las à bolsa. Os recursos vêm de investidores que mesmo sem saber de antemão em quais negócios seu capital será aportado confiam na habilidade dos gestores para encontrar boas oportunidades num prazo de até dois anos. Para startups, SPACs abrem caminho para negociar ações na bolsa de forma ágil comparada aos métodos tradicionais. O que explica escolha de Nikola, Workhorse, Lordstown e Fisker por SPACs.

TÓPICOS RELACIONADOS

EDITOR INDICA

RECEBA NOSSAS MATÉRIAS