Utilizamos cookies e tecnlogias semelhantes a fim de melhorar sua experiência no site. Ao continuar você concorda e aceita nossa  Política de Privacidade  

ANÁLISES & NOTÍCIAS SOBRE VEÍCULOS COM EMISSÃO ZERO

HOME CARROS MOTOS BIKES TECH MERCADO RACING STARTUPS CONTATO PESQUISAR

Vinfast pode tornar-se pioneira na venda de carros elétricos com baterias de lítio em estado sólido

Parte da estratégia para liderar mercado global de carros elétricos, Vinfast formará joint venture com ProLogium para acelerar vendas de modelos com baterias de estado sólido

Por |
Modelo de entrada, o VF31 estará disponível para encomendas no Vietnã a partir de maio de 2021, com entregas aos clientes prevista para novembro deste ano – Foto: Divulgação Vinfast

Uma frase pode sintetizar a transformação ocorrendo na indústria automotiva: novas tecnologias, e novos fabricantes de veículos. Boa parte de regiões até então sem protagonismo no cenário global. Caso da vietnamita Vinfast. Que após apresentar uma linha elétrica em janeiro assinou memorando de entendimento com a fabricante de baterias ProLogium. Objetivo: acelerar a comercialização de veículos com baterias de lítio em estado sólido.

A Vinfast foi criada em 2017. Desde então alcançou ascensão notável. Atualmente ocupa a 5ª posição no mercado de carros do Vietnã (país com 384.934 veículos vendidos em 2020), e desenvolveu portfólio variado.

E a Vinfast comunica pretensão ambiciosa para seus veículos elétricos: liderar o mercado global. Com planos em preparação para ingressar nos Estados Unidos, Canadá e Europa em 2022. Primeiro passo dado com a apresentação dos três SUVs elétricos, VF31, VF32 e VF33.

Embora o plano global soe ousado, adentrar a arena das baterias de lítio em estado sólido pode conferir vantagem competitiva considerando o potencial transformador da tecnologia.

As baterias de lítio em estado sólido são energicamente mais densas, mais seguras, têm menor custo de produção e recarregáveis mais rapidamente comparadas ao modelos atualmente utilizados nos carros (veja mais detalhes).

Pelo memorando assinado, Vinfast e ProLogium formarão joint venture para produção de conjuntos de baterias de lítio em estado sólido, com finalidade de utilização nos carros elétricos Vinfast. E a joint venture terá prioridade na compra de baterias ProLogium, e será licenciada para utilizar a tecnologia de construção de conjuntos de baterias de lítio em estado sólido. O horizonte da parceria é atender a produção de veículos elétricos Vinfast a partir de 2023-2024.

Fundada em 2006, a taiwanesa ProLogium afirma-se como líder nas baterias de lítio em estado sólido, e única com produção massificada da tecnologia. Além de veículos elétricos, o espectro de negócios da ProLogium estende-se a diversos outros segmentos.

TÓPICOS RELACIONADOS

EDITOR INDICA

RECEBA NOSSAS MATÉRIAS