Cake anunciou a abertura de uma nova fábrica para produção de suas motos elétricas. Localizada na região sul de Estocolmo, Suécia, a unidade estará totalmente operacional no final de julho deste ano. O objetivo é melhor atender o mercado europeu com menores tempos de entregas das motos, reduzir o impacto ambiental e melhorar o fluxo de caixa da startup. Atualmente as motos são fabricadas em Taiwan.
A nova fábrica reflete ritmo e ambições de expansão da startup sueca. Cake investirá US$ 25 milhões na nova fábrica, passo necessário à meta de produzir 20 mil unidades anuais. Ademais, outras estimativas demonstram projeções de crescimento otimistas para os próximos anos: empregar 250 funcionários até 2025 e elevar a quantidade para 1.000 em 2030.
“Além do benefício ambiental ao reduzir a distância para os produtos chegarem ao mercado, há questões relacionadas aos negócios e benefícios aos consumidores nessa iniciativa. Fabricar perto dos consumidores diminui o tempo de entrega, o que ajuda o fluxo de caixa e reduz dramaticamente a quantidade de capital aplicado nos produtos finalizados”, explica Stefan Ytterborn, CEO e fundador da Cake.
A nova fábrica também funcionará como referência para o crescimento global. As motos Cake já são comercializadas nos Estados Unidos. E recentemente a startup anunciou parceria com West Coast EV para uma base no país. E o plano de expansão envolve plantas com características semelhantes à nova fábrica para atender o mercado americano e asiático.