Utilizamos cookies e tecnlogias semelhantes a fim de melhorar sua experiência no site. Ao continuar você concorda e aceita nossa  Política de Privacidade  

ANÁLISES & NOTÍCIAS SOBRE VEÍCULOS COM EMISSÃO ZERO

HOME CARROS MOTOS BIKES TECH MERCADO RACING STARTUPS CONTATO PESQUISAR

Volta Trucks fabricará caminhão elétrico Zero em parceria com Steyr Automotive na Áustria

Expertise na fabricação de caminhões e localização na região central da Europa definiram escolha

Por |
Mais capacidade de carga, menos tráfego nas rudas, menos poluição nos centros urbanos, e menos impacto para os residentes, lógica de valor proposta pela Volta Trucks – Foto: Divulgação Volta Trucks

A Volta Trucks divulgou um dos mais importantes aspectos para a viabilidade da startup como negócio: o caminhão puramente elétrico Volta Zero será fabricado pela Steyr Automotive na Áustria. A produção em série está prevista para começar no final de 2022.

A Steyr Automotive pode parecer ilustre desconhecida na indústria automobilística. Porém, ao observar a história da empresa, surge Siegfried Wolf. Em 2019 o investidor comprou a planta da MAN Trucks & Bus localizada na cidade de Steyr, Áustria, que se tornaria a Steyr Automotive.

Volta Trucks apontou justamente a experiência da planta em fabricar caminhões como uma das razões para escolha. Outro fator foi geográfico: a startup adotou como estratégia produzir os caminhões próximos aos mercados. E França e Inglaterra abrirão as operações da Volta Trucks.

“A equipe da Steyr Automotive demonstrou capacidade para fabricar o Volta Zero graças às décadas de experiência fabricando caminhões de primeira linha. Construir os caminhões na Áustria, no coração da Europa, acelerará nosso tempo de entrada no mercado e minimizará a pegada ambiental das operações, sustentando nossas ambições ambientais – fator chave na tomada de decisão. A parceria permitirá Volta Trucks acelerar rapidamente a produção para atender as demandas de clientes precisando substituir as frotas por veículos de emissão zero o mais rápido possível” explicou Kjell Waloen, CTO e cofundador da Volta Trucks.

Embora aposte num mercado com previsão de enorme crescimento – caminhões elétricos para entregas –, Volta inicialmente rompe o padrão do setor: com 16 toneladas, o Zero é maior do que média dos modelos utilizados para a finalidade. A abordagem consiste em levar mais carga, com menos veículos.

De acordo com Volta, o Zero soluciona dificuldades do mercado, identificadas por meio de pesquisas realizadas com operadores de frotas. A confiança na aceitação do modelo leva a startup a programar o lançamento de quatro versões do Zero (entre 7.5 e 19 toneladas) para os próximos anos, e chegar à produção de 27 mil unidades por ano em 2025.

TÓPICOS RELACIONADOS

EDITOR INDICA

RECEBA NOSSAS MATÉRIAS