Utilizamos cookies e tecnlogias semelhantes a fim de melhorar sua experiência no site. Ao continuar você concorda e aceita nossa  Política de Privacidade  

ANÁLISES & NOTÍCIAS SOBRE VEÍCULOS COM EMISSÃO ZERO

HOME CARROS MOTOS BIKES TECH MERCADO RACING STARTUPS CONTATO PESQUISAR

Tesla Model 3 foi carro mais vendido na Europa em setembro de 2021

Pela primeira vez um modelo puramente elétrico ocupou o topo na lista de carros mais vendidos do continente

Por |
Pela primeira vez um carro fabricado fora da Europa ocupou a primeira posição entre os mais vendidos. O Renault Clio foi o segundo colocado geral: 18.264 unidades – Foto: Divulgação Tesla

O Tesla Model 3 tornou-se o carro mais vendido na Europa em setembro de 2021: 24.600 unidades. Equivalente a 2.6% do mercado. É o que aponta análise realizada pela consultoria automotiva Jato. Resultado que pela primeira vez coloca um carro puramente elétrico no posto de mais vendido no continente.

Jato analisa regularmente 26 mercados europeus. E com base nestes dados, explica o topo do Tesla Model 3 por uma conjunção de fatores:

Historicamente, Tesla tem pico de vendas no final de cada trimestre na Europa. Algo noticiado por Zev.News, quando o Model 3 foi o 2º modelo mais vendido em junho deste ano. À ocasião, Felipe Munoz, analista da Jato, explicou a Zev.News que o padrão ocorre “pelas políticas de entregas da Tesla para atingir suas metas. Em contraste, os registros normalmente são baixos durante o primeiro mês de cada trimestre".

Desde 2018, na média, 68% das vendas trimestrais ocorrem no final do período. E setembro respondeu por 74% das vendas das Tesla no 3º trimestre na Europa.

Outro fator foram as quedas de vendas de veículos e montadoras tradicionais, em razão da escassez de semicondutores. Apesar da recuperação do mercado automotivo no primeiro semestre, agora a indústria encara a falta dos semicondutores como ancora segurando as vendas.

Embora no acumulado anual o saldo do ano ainda seja positivo (+7%), comparado a setembro de 2020, o mesmo mês em 2021 registrou queda nas vendas de carros na Europa de -25% (1.29 milhão contra 964.800 unidades).

Todavia, há fatia contrastante à queda geral: carros puramente elétricos e híbridos. Crescimento de 44% ante o mês anterior. Aumento explicado pelos incentivos oferecidos à compra de carros eletrificados e pelas montadoras priorizarem o uso dos semicondutores na fabricação destes modelos.

Comparativamente, as vendas de carros a diesel despencaram 51% em setembro. E um dado evidência o crescimento dos elétricos frente aos modelos a combustão: antes da pandemia, havia 10.3 carros diesel para cada modelo eletrificado (puramente elétrico ou híbrido). Hoje a relação caiu para 1.3.

Com o resultado, a Tesla deteve em setembro 24% do mercado de carros puramente elétricos. E superou assim montadoras tradicionais. Além da liderança com o Model 3, ocupou a segunda posição entre os modelos puramente elétricos com o Model Y.

A Volkswagen ficou na 2º posição entre os modelos puramente elétricos (22%), seguida por Stellantis (13%).

10 CARROS PURAMENTE ELÉTRICOS MAIS VENDIDOS NA EUROPA - SETEMBRO 2021 (DADOS JATO)
TESLA MODEL 3 24.512
TESLA MODEL Y 8.926
VOLKSWAGEN ID. 3 8.302
RENAULT ZOE 6.580
SKODA ENYAQ 5.942
KIA NIRO 5.516
FIAT 500 4.758
VOLKSWAGEN ID.4 4.603
PEGUEOUT 208 4.332
DACIA SPRING 4.166

TÓPICOS RELACIONADOS

EDITOR INDICA

RECEBA NOSSAS MATÉRIAS