Utilizamos cookies e tecnlogias semelhantes a fim de melhorar sua experiência no site. Ao continuar você concorda e aceita nossa  Política de Privacidade  

ANÁLISES & NOTÍCIAS SOBRE VEÍCULOS COM EMISSÃO ZERO

HOME CARROS MOTOS BIKES TECH MERCADO RACING STARTUPS CONTATO PESQUISAR

Baliza nunca mais! Hyundai cria mecanismo para carros elétricos rodarem de lado

Conhecida como e-corner, solução modular possibilita plataformas elétricas planas e confere liberdade ao desenho de carrocerias

Por |
Agilidade nas manobras urbanas é uma das vantagens destacadas por Hyundai Mobis proporcionadas pelo e-corner – Foto: Divulgação Hyundai Mobis

A ideia equipa há muito veículos na ficção científica. Porém, esbarrava em desafios de execução para massificar-se como real: um conjunto propulsor elétrico compacto contendo suspensão, freio e direção com elevado ângulo de esterço. Conhecido pelo nome e-corner.

A startup REE avançou no conceito. E constituiu negócio promissor baseado na abordagem. Agora, Hyundai Mobis apresentou solução ainda mais próxima à visão futurista ficcional. Porém, com prazo para tornar-se real: 2025.

Hyundai Mobis é o braço de componentes automotivos do Grupo Hyundai. Fundado em 1977, figura entre as maiores empresas do segmento – 7ª maior. E em 2018 ao apresentar o primeiro protótipo e-corner na CES demonstrou publicamente a intenção de tornar a visão real.

Desde aquele primeiro protótipo, Hyundai evolui o conjunto dos 30º de esterço para os 90º de rotação. Possibilitando aos veículos equipados com a solução nas quatro rodas mover-se de lado, como um caranguejo, ou rotacionar 180º sem deslocar-se à frente ou atrás.

Mais do que atributos impressionantes, tratam-se de capacidades práticas valiosas. Sobretudo nos Purpose Built Vehicles (PBV). Veículos construídos com propósitos específicos, caso de ambulâncias, por exemplo. Que em razão da ausência de conexões mecânicas entre conjunto propulsor e plataforma, ganham liberdade para aumentar ou encurtar entre-eixos e largura, e explorar dimensões e abertura de portas em diferentes sentidos, graças à plataforma retilínea.

O cronograma da Hyundai Mobis é desenvolver uma plataforma elétrica skate (plana) em 2023, para testar no dia a dia o e-corner. E combinar o projeto à tecnologia de direção automática a fim de oferecer uma solução PBV em 2025.

TÓPICOS RELACIONADOS

EDITOR INDICA

RECEBA NOSSAS MATÉRIAS