Utilizamos cookies e tecnlogias semelhantes a fim de melhorar sua experiência no site. Ao continuar você concorda e aceita nossa  Política de Privacidade  

ANÁLISES & NOTÍCIAS SOBRE VEÍCULOS COM EMISSÃO ZERO

HOME CARROS MOTOS BIKES TECH MERCADO RACING STARTUPS CONTATO PESQUISAR

Previsto para 2024, Homtruck é proposta da Geely para rivalizar com caminhões Tesla

Desenvolvido pela Farizon Auto, braço da Geely dedicado aos veículos comerciais movidos a novas fontes energéticas, caminhão propõe baixas e emissões e elevado conforto ao motorista

Por |
Homtruck contará com sistema de direção autônoma nível 4 e conexão 5G, tornado-o conectado a outros dispositivos e atualizações via internet – Imagem: Divulgação Geely

Uma casa na estrada. Ou numa tradução mais literal, um caminhão casa. Ideia base para o caminhão conceito Homtruck, apresentado pela Farizon Auto.

Pertencente ao Grupo Geely, Farizon Auto foi criada em 2016. A empresa chinesa é dedicada à fabricação de veículos comerciais movidos a novas fontes energéticas. Ou como são conhecidos na China, NEV – New Energy Vehicles. Que incluem puramente elétricos e híbridos.

O Homtruck baseia-se dois preceitos da nova mobilidade comercial: bem-estar do motorista e redução de emissões. Afinal, motoristas descansados diminuem as chances de acidentes. Por isso, além de criar ambiente aconchegante na cabine por meio da ergonomia, texturas e tonalidades, o Homtruck é equipado com banheiro, cama, chuveiro e cozinha.

No aspecto energético, o Homtruck propõe-se uma plataforma flexível. Pode adotar a configuração com extensor de autonomia – um motor a combustão de metanol gera energia quando necessário – ou totalmente elétrico com troca (swap) de baterias.

Embora pareça de difícil a execução considerando as dimensões dos conjuntos de baterias, há razão que justifica investir no sistema: conforme noticiado em Zev.News, o Ministério da Infraestrutura e Tecnologia da China incluiu as estações para troca de baterias no leque de infraestrutura necessária para o estímulo da disseminação dos veículos elétricos. E na dinâmica da economia chinesa, o reconhecimento significa impulso para desenvolver soluções do tipo.

Excetuando-se informações gerais destacando conectividade e análises de grandes volumes de dados para gerenciar operações logísticas e rotas, especificações técnicas sobre o Homtruck não foram reveladas. O plano de acordo com Geely é iniciar a produção e entrega dos primeiros caminhões a partir de 2024.

TÓPICOS RELACIONADOS

EDITOR INDICA

RECEBA NOSSAS MATÉRIAS