VinFast é startup de carros originária do Vietnã, mas com pretensões globais. Fundada em 2017, rapidamente iniciou transição à eletrificação. E após conquistar o mercado interno, mira o exterior. Por isso exibirá dois modelos elétricos no Salão do Automóvel de Los Angeles 2021 (19 a 28 de novembro): VF e35 e VF e36.
Embora o Vietnã figure fora do eixo comum da indústria automobilística, alguns pontos conferem substância à VinFast: capital, resultados e infraestrutura.
VinFast é parte do Vingroup. O maior conglomerado privado da Ásia, avaliado em US$ 34.9 bilhões. Musculatura que impulsionou VinFast para rapidamente atingir as primeiras posições em alguns segmentos do mercado vietnamita:
18 meses para liderar o segmento hatch;
18 meses para liderar o segmento sedã elétrico;
18 meses para liderar o segmento SUV elétrico;
Os carros são produzidos na fábrica localizada na cidade de Hai Phong. Tecnicamente equiparável em nível de automação às mais avançadas do mundo. O que possibilita produção de veículos sofisticados.
No quesito sofisticação destaque à parceria de VinFast com o estúdio Pininfarina para o design dos carros. Com objetivo de constituir linguagem visual moderna, combinando curvas graciosas a linhas retas para transmitir força e dinamismo.
Confiante na aceitação dos produtos e capacidade de entrega, os planos de expansão de VinFast para 2022 compreendem bases internacionais em Frankfurt (Alemanha), Amsterdã (Holanda), Paris (França) e Vancouver (Canadá). E posterior expansão das vendas e operações para Califórnia e países europeus nos arredores das bases internacionais.