Utilizamos cookies e tecnlogias semelhantes a fim de melhorar sua experiência no site. Ao continuar você concorda e aceita nossa  Política de Privacidade  

ANÁLISES & NOTÍCIAS SOBRE VEÍCULOS COM EMISSÃO ZERO

HOME CARROS MOTOS BIKES TECH MERCADO RACING STARTUPS CONTATO PESQUISAR

Stark Future apresenta Varg, moto cross elétrica criada para superar modelos a combustão

Com potência 30% superior às motos cross 450, Varg inova ao integrar motor elétrico à estrutura do quadro e criar conjunto de baterias em forma de colmeia

Por |
Elétrica, 30% mais potente, com ciclística inovadora e preço competitivo perante a concorrência, os atributos da Stark Future para ganhar o mercado fora de estrada - Foto: Divulgação Stark Future

Em inglês Stark significa força, determinação. No âmbito mais comum, lembra o sobrenome do super-herói Homem de Ferro: Tony Stark. Ambas associações sintonizadas à missão da nova fabricante de motos elétricas: utilizar a tecnologia para repensar o futuro das motos cross.

Stark Future é um negócio multinacionalidade. Fundada em 2019 por Anton Wass e Paul Saucy, as raízes estão na Suécia, mas a empresa opera a partir dos arredores de Barcelona, Espanha, onde é desenvolvida a Varg.

Varg significa lobo em sueco. Um lobo com 110 kg e 80 cavalos. Potência 30% superior à média das motos cross 450cc a combustão. E torque de absurdos 938 Nm na roda – pela ausência da redução provocada pelo câmbio nas motos elétricas é comum indicar o torque nas rodas.

Calma. Tanto torque e potência podem ser entregues replicando desde uma moto cross 125 cc dois tempos até uma 650 cc quatro tempos. Porém, de forma mais linear, sem os picos dos motores a combustão. A Stark Future afirma mais de 100 configurações disponíveis para a Varg.

Inovadora além do motor elétrico

A inovação proporcionada pelo motor elétrico estende-se à ciclística. E o motor torna-se parte estrutural da moto. O resultado é um quadro com baixo centro de gravidade, leve, compacto, e com rigidez torcional ideal. E atrelado ao chassi de metal está o sub-chassi em fibra de carbono.

Outra inovação está na estrutura do conjunto de baterias. Com peso de 32 quilos, a arquitetura do conjunto mimetiza uma colmeia. E conecta cada célula diretamente à estrutura. A engenharia dispensa uso de água para arrefecimento, assim simplifica o sistema e reduz o peso. Com 6 kWh, o conjunto fornece autonomia equiparável ao de uma moto cross 450 cc – e pode chegar até 6 horas de uso.

As reservas para a Varg já estão abertas. O preço final divulgado é €11.900. A Stark Varg mostra-se com valor competitivo frente às 450 a combustão – faixa dos US$ 10 mil. Embora inicialmente superior, em razão das menores manutenções decorrentes do motor elétrico, o custo total de propriedade mostra-se favorável à Varg.

Visão Zev.News

Desenvolver veículos elétricos representa enorme desafio. Além dos aspectos técnicos, há questões ligadas ao controle das finanças ao longo do desenvolvimento dos veículos, ao gerenciamento da cadeia de fornecedores e comandar a produção.

Pontos nos quais outras empreitadas semelhantes sucumbiram – caso da Alta Motors. Então, o que confere perspectiva positiva à Stark?

Primeiro, o produto: a Varg está em fase avançada de desenvolvimento. E com “aval” de pilotos vencedores, como Sebastien Tortelli, Josh Hill e Mat Rebeaud. Os dois últimos experimentados nas motos cross elétricas graças ao retrospecto com a Alta Motors Red Shift.

Ademais, pelas características de uso, infraestrutura para recargas implementada deixa de ser uma questão: com autonomia de 6 horas, o piloto já chega para o treino ou prova com carga suficiente. Caso precise de recarga ao fim do dia, bastam duas horas ligado a uma tomada comum para recarga completa.

Para completar, há vantagem competitiva determinante: desempenho. Stark Future afirma a Varg superior às 450 cc tradicionais.

Porém, essas são as expectativas. A Stark Future precisa manter as finanças em dia, encontrar massa crítica de clientes e, efetivamente, entregar os atributos prometidos na Stark.

TÓPICOS RELACIONADOS

EDITOR INDICA

RECEBA NOSSAS MATÉRIAS