Utilizamos cookies e tecnlogias semelhantes a fim de melhorar sua experiência no site. Ao continuar você concorda e aceita nossa  Política de Privacidade  

ANÁLISES & NOTÍCIAS SOBRE VEÍCULOS COM EMISSÃO ZERO

HOME CARROS MOTOS BIKES TECH MERCADO RACING STARTUPS CONTATO PESQUISAR

Parceria entre Zeekr e Waymo para desenvolver veículos autônomos sinaliza mudança do mercado

Monovolume puramente elétrico em desenvolvimento será destinado ao transporte por aplicativos

Por |
Monovolume a ser desenvolvido em parceria por Zeekr e Waymo será voltado ao transporte por aplicativos – Foto: Divulgação Zeekr

A tríade tecnológica do futuro dos veículos é composta por propulsão elétrica, conectividade e direção autônoma. A última, nos níveis mais avançados, ainda distante da realidade prática cotidiana das ruas.

Embora ainda distante, direção autônoma na forma mais plena é desejada sobretudo por empresas de transportes por aplicativo. Afinal, retirar o elemento humano da equação operacional significa reduzir custos e uma série de outras fricções.

Combine este anseio das empresas de transporte por aplicativo ao decrescente interesse das gerações mais novas em possuir um carro, e surge um mercado em transformação. Que precisará ser atendido. E onde as duas pontas Zeekr e Waymo unem-se.

A missão das empresas de tecnologia em desenvolver sistemas de direção autônoma independentemente de montadoras mostrou-se (muito) complexa do que o previsto. E algumas das mais interessadas, como Uber, abriram mão da empreitada.

Assim a cooperação entre Zeekr e Waymo pode sinalizar uma futura dinâmica de parcerias: startups de veículos elétricos e de direção autônoma colaborando no desenvolvimento de veículos autodirigidos.

Tecnicamente, a direção autônoma é mais integrável aos veículos puramente elétricos. Há menos componentes mecânicos complexos para lidar, como câmbio, por exemplo. E nos carros elétricos, software desempenha central.

A colaboração entre Zeekr e Waymo é embrionária, sem cronograma ou marcos divulgados. Até agora o que se viu foram projeções de um monovolume destinado ao transporte por aplicativo, cujo interior está livre de comandos para o motorista.

Apesar da imagem chamativa provocada pela ausência de volante e afins, Zeekr informou que o modelo desenvolvido combinando arquitetura proprietária e aberta contará, sim, com comandos para o motorista. E que as projeções ilustram a flexibilidade da configurações do espaço interno do futuro modelo.

TÓPICOS RELACIONADOS

EDITOR INDICA

RECEBA NOSSAS MATÉRIAS