Utilizamos cookies e tecnlogias semelhantes a fim de melhorar sua experiência no site. Ao continuar você concorda e aceita nossa  Política de Privacidade  

ANÁLISES & NOTÍCIAS SOBRE VEÍCULOS COM EMISSÃO ZERO

HOME CARROS MOTOS BIKES TECH MERCADO RACING STARTUPS CONTATO PESQUISAR

EMX Powertrain é terceira marca a unir-se ao campeonato de motos elétricas FIM E-Xplorer

Projeto holandês com apoio da Yamaha Europa desenvolve trem de força elétrico para equipar modelos motocross

Por |
Ciclística da Yamaha YZ 250F é base para o projeto EMX Powertrain – Foto: Divulgação EMX Powertrain

Rumo à estreia no 3º trimestre deste ano, o FIM E-Xplorer anunciou mais uma marca presente no campeonato: a holandesa EMX Powertrain. O projeto desenvolve trem de força elétrico para equipar modelos motocross.

O projeto EMX Powertrain teve início em 2018. E intensificou o desenvolvimento a partir de março de 2020. Resulta da união entre as empresas Dohms Projecten, dedicada à engenharia e à mobilidade elétrica, e Eleo, fabricante de baterias para veículos elétricos - à época chamada Spike. O projeto ainda conta com apoio da Associação Holandesa de Motociclismo e Yamaha Europa.

A base ciclística para o EMX Powertrain é a Yamaha YZ 250F. A abordagem consiste em retirar motor, transmissão e componentes correlatos, e substituí-los pelo trem de força elétrico (motor elétrico, inversor e conjunto de baterias). O resultado é uma moto cross elétrica com performance equiparável aos modelos 250 4 tempos.

Um dos maiores desafios do projeto foi analisar a estrutura originalmente criada para o motor a combustão e desenvolver um trem de força elétrico capaz de se encaixar eficientemente ao quadro da YZ 250F.

"Como fabricante de motos para motocross inovadoras, apoiamos a missão do FIM E-Xplorer em utilizar as corridas para acelerar a inovação", enfatizou Elmar Dohms, fundador da EMX Powertrain.

Além do aspecto tecnológico, Dohms ainda ressaltou a importância do campeonato em conferir visibilidade à propulsão elétrica: “O FIM E-Xplorer chama a atenção para as motos elétricas, e destaca seu potencial”.

Embora visibilidade e avanço tecnológico figurem entre as prioridades para a EMX Powertrain ao disputar o FIM E-Xplorer, Elmar Dohms deixa evidente mais um objetivo: “competir pelo título contra marcas estabelecidas e marcas pioneiras”.

.

TÓPICOS RELACIONADOS

EDITOR INDICA

RECEBA NOSSAS MATÉRIAS