Utilizamos cookies e tecnlogias semelhantes a fim de melhorar sua experiência no site. Ao continuar você concorda e aceita nossa  Política de Privacidade  

ANÁLISES & NOTÍCIAS SOBRE VEÍCULOS COM EMISSÃO ZERO

HOME CARROS MOTOS BIKES TECH MERCADO RACING STARTUPS CONTATO PESQUISAR

Del Mar, na Califórnia, abre temporada do motocross elétrico Cake Worlds

Conceito de motocross criado pela startup Cake vira base para campeonato internacional com quatro etapas

Por |
Ciclisticamente a Kalk posiciona-se entre uma moto cross tradicional e uma bicicleta downhill, a configuração possibilita participação de pilotos com retrospectos variados - Foto: Divulgação Cake

O Cake Worlds figura entre as principais novidades do motociclismo esportivo. Tanto pela propulsão elétrica das motos quanto pela dinâmica das corridas. A primeira temporada completa terá quatro etapas, com abertura na cidade de Del Mar, Califórnia, entre 30 de abril e 1 maio.

Para aproveitar a leveza, torque e agilidade dos modelos Kalk, Cake criou o conceito One Design. Com pistas compactas de fácil construção (área de 70 x 70 metros), percursos privilegiando acelerações rápidas e pilotagem ritmada.

O conceito One Design também resolve ponto crítico que atinge a prática do motocross, sobretudo na Europa: ruído e emissões. Solução enfatizada pelo CEO e fundador da Cake, Stefan Ytterborn: “O Cake One Design World é uma iniciativa para promover corridas limpas, silenciosas e inclusivas, em resposta às pistas fechadas nos últimos 15 anos por conta de ruído e poluição”.

Cada etapa do Cake Worlds será dividida em duas competições: o CAKE Worlds Invitational Race, no qual pilotos profissionais convidados de diversas categorias competirão uns contra os outros no formato 4X (Four-cross), e o CAKE Worlds Open Championship, aberto a quase todos os pilotos. O atrativo adicional desta última competição é a oportunidade dos vencedores representarem seus países na final do Cake do Worlds, em 2 de setembro no Fox Raceway, em Pala, Califórnia.

A lista completa dos pilotos da categoria principal em Del Mar será divulgada em breve. Na competição Open, chamada North American Open Championship na etapa dos EUA, são aguardados até 64 competidores. Os vencedores das duas competições além de terem a participação na final do campeonato custeada, ainda ganharão uma Cake Makka.

Novo motocross global?

O plano da Cake era realizar cinco etapas do Cake Worlds já ano passado. Todavia, por conta da pandemia, o campeonato precisou ser condensado num único evento em Gotland, Suécia.

Agora, embora ainda sujeita a alterações, a temporada 2022 ganha calendário mais definitivo. E em relação às datas anteriores, saem as etapas da Noruega e Suíça, programadas respectivamente para 23 de junho e 9 de julho, e entram França e a final na Califórnia – veja calendário abaixo.

A final na Califórnia marca a parceria entre Cake e a fabricante de equipamentos Fox Racing, proprietária da pista em Pala. A união contribuirá para aumentar a repercussão do novo campeonato, e provavelmente atrairá pilotos ainda mais renomados.

A intenção da Cake é expandir geograficamente o calendário nas próximas temporadas. E o Brasil está no radar da startup como destino.

Calendário Cake Worlds 2022

1ª Etapa - 30 de abril e 1º de maio: Del Mar, Califórnia

2ª Etapa - 16 e 17 de julho: Val Thorens, França

3ª Etapa - 19 e 20 de agosto: Gotland, Suécia

4º Etapa - 2 de setembro: Pala, Califórnia

TÓPICOS RELACIONADOS

EDITOR INDICA

RECEBA NOSSAS MATÉRIAS