Utilizamos cookies e tecnlogias semelhantes a fim de melhorar sua experiência no site. Ao continuar você concorda e aceita nossa  Política de Privacidade  

ANÁLISES & NOTÍCIAS SOBRE VEÍCULOS COM EMISSÃO ZERO

HOME CARROS MOTOS BIKES TECH MERCADO RACING STARTUPS CONTATO PESQUISAR

Cake criará a moto cross mais sustentável de todos os tempos

Startup sueca minimizará produção de CO2 durante todo o ciclo de vida da Cake Kalk

Por |
A fabricação da Kalk produz 1.186 kg e 637 m3 de CO2, um carro elétrico médio produz entre 25-35 toneladas e 13.359-18.703 m3 de CO2 – Foto: Jako Ihre

A filosofia da Kalk é repensar o conceito de moto cross. Além da versatilidade e ausência de emissões, a abordagem estende-se à avaliação do ciclo de vida (ACV). Isto é, quais os impactos ambientais na obtenção da matéria-prima, fabricação e descarte das peças.

A partir deste princípio a startup sueca definiu um objetivo: minimizar as emissões de CO2 na produção da Kalk – e demais modelos – até 2025. Para cumpri-lo firmou parceria com a conterrânea Vatenfall, empresa energética centrada em fontes renováveis, e com plano de cessar a geração de energia a partir de combustíveis fósseis.

Embora a agenda verde esteja em voga, frequentemente, o discurso tornar-se rarefeito perante o público. É difícil absorver efetivamente do que se trata. E no caso dos veículos, eliminar as emissões de carbono ultrapassa o uso dos motores elétricos. Engloba extração da matéria-prima, logística e fabricação, a já citada avaliação do ciclo de vida (ACV).

A fim de tornar o conceito ACV compreensível, a Cake desmontou inteiramente uma Kalk, elaborou um roteiro esquemático com cada peça no ciclo, e criou “O Cubo”.

O apelo do “Cubo” reside em materializar a abstração das emissões de CO2 quantificadas em quilos e metros cúbicos. Por meio de um cubo transparente, e uma Cake Kalk no interior, torna-se visual a extensão dos impactos ambientais da moto.

O arco destas ações resulta numa das propostas de valor da Cake: criar a moto cross mais limpa já produzida. E atenua críticas ambientais à prática da modalidade.

A Kalk elimina emissões e neutraliza os ruídos, esta a principal razão para o fechamento de pistas de motocross, sobretudo na Europa. Ao adotar – e comunicar claramente – o ACV, a Cake expande o compromisso sustentável. O que além de fortalecer a imagem, pode gerar negócios ao converter as motos off-road de vilãs em embaixadoras ambientais.

TÓPICOS RELACIONADOS

EDITOR INDICA

RECEBA NOSSAS MATÉRIAS